19 janeiro 2006

Promessas

É verdade, este fim de semana vão-se realizar promessas no nosso agrupamento. E é com muito desagrado que verifico que apenas os pioneiros estão prontos para fazer promessas.
Então e as outra secções?
Falando pela minha secção, ou melhor, pela secção da qual eu sou o chefe de unidade, e portanto o responsável, posso dizer que os exploradores não vão fazer a promessa porque não se prepararam para as fazer.
Resolvi agora mostrar uma conversa que tive comigo mesmo.
- Mas e nós (chefes) fizemos alguma coisa para que eles estivessem preparados para fazer a promessa?
- Nós fizemos, todos os sábados das 17:00 até as 17:15 os chefes estão disponíveis para fazer as provas com eles.
- Então e não fizeram mais nada?
- Sim fomos alertando ao longo dos sábados que eles tinham de fazer provas para terem a promessa! E na actividade que tivemos, eles tiveram uma hora e meia para estudar e fazer provas e nem um explorador foi estudar ou fez alguma prova. Nós não podemos estudar por eles.
- Então e fizeram alguma actividade para eles fazer provas?
- Não! Mas muitas vezes dissemos aos guias e a todos os exploradores em reunião de grupo, que se eles quisessem podíamos fazer uma pista com o objectivo de eles aprenderem alguma coisa. Mas eles não se manifestaram.
- E vocês ainda ficam a espera que os jovem digam alguma coisa.
- Claro, as iniciativas devem partir deles, nós apenas deixamos dicas e ideias para depois orientar as coisas. Eu acho que os rapazes e raparigas não andam motivados para o escutismo, parece que o escutismo é só uma ocupação do tempo e não um local para novas amizades, para brincadeira, para viver novas aventuras… não sei o que se passa com eles!!!
- Também já tenho andado a reparar nisso, mas não te podes esquecer, os jovem de hoje são diferentes, precisam de estímulos diferentes, gostam de ter a papinha toda feita….
- Sim mas isso é que nem pensar, não lhes podemos dar tudo feito e de mão beijada. Não pode ser assim, esse não é o espírito dos escutismo e não é isso que queremos para os nosso homem do futuro nem para o futuro do escutismo. O escutismo é para isso mesmo, aprendam a viver, cresçam mas sempre com responsabilidade.
- Mas olha que hoje os jovens não fazem muita coisa que nós fazíamos, eles não são capazes…
- Sempre que me dizem isso eu digo apenas assim, se eles não são capazes de fazer é porque eu também não os soube ensinar, não soube dar todas as instruções e indicação, todos os saber que os levassem a aprender…
- Resumindo tens culpa pelo facto de eles não fazer a promessa?
- Sim, ok não é preciso dizer mais nada…..

1 Comments:

Blogger Simões said...

Prometo pela minha Honra e com a Graça de Deus, fazer todos os possíveis por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar os meus semelhante em todas ascircunstâncias;
-Obedecer à Lei do Escuta;
Esta oração da promessa nunca se esquece por quem sente o que diz...
A minha grande preocupação enquanto chefe de noviços ou aspirantes que fazem a sua promessa é a de que eles percebam o significado destas simples, mas no entanto tão complexas palavras, quanto ao seu significado!! Será que eles percebem o seu significado? Será que estarão a ser sinceros no compromisso que fazem? Estas são eternas questões que me assolam a cabeça...
O programar uma data de promessas para Janeiro, pode revelar-se desajustado, uma vez que à referida data, podemos não ter ninguém preparado, ou então, e espero que isso n aconteça, andar a apressar as coisas para que alguém possa fazer a sua promessa. para tudo é preciso o seu tempo de preparação e de reflexão pessoal.
Uma última coisa...
A motivação é essencial, o desafio deve ser constante!!
Por vezes, surge a necessidade de definir tempos de preparação e motivá-los para que os cumpram, para que não se esqueçam do que têm para fazer.
Não é fácil ser-se escuteiro, ter tantas provas e tanta coisa para fazer... mas também não é fácil ser-se dirigente com tantos jovens para ajudar a crescer!!
Estou certo que a precupação, que a reflexão nos ajuda a melhorar... e se melhoramos os nossos escuteiros também melhoram, pois eles tendem a imitar os seus irmãos mais velhos!!
canhota amiga

31 janeiro, 2006 19:30  

Enviar um comentário

<< Home