13 fevereiro 2006

Motivação

No dia de BP, tive uma conversa com um dirigente, por sinal um amigo... um companheiro nesta caminhada da vida, um camarada de muitas frentes, que me dizia que o Escutismo está cada vez mais burocrático!! Que pede-se muita papelada e que se esquece o que é importante para os miudos e o que caracteriza o escutismo, o fazer!!!
Custou-me ouvi-lo dizer tais palavras, ainda para mais quando estivemos numa ocasião de formação, ele como formando e eu como formador, na qual eu procurei incentivar para determinadas práticas na acção com os miudos!
É caso para perguntar, afinal o que é que caracteriza o Escutismo? O que é que se deve fazer com os nossos escuteiros?
Estas questões parecem simples de responder, mas... temos de perceber que o que se pede aos escuteiros implica algo aos dirigentes!Ser dirigente é pensar..., é planificar..., é reflectir..., é tomar notas e registos..., é questionar sempre o nosso trabalho no sentido de melhorar o que foi feito!!
Na minha experiência pessoal, apenas posso partilhar que a chave do sucesso se deve à motivação que aplicamos junto do nosso grupo! Com um grupo motivado, podemos fazer tudo e progressivamente um método de trabalho começa a implantar-se, reduzindo a responsabilidade dos dirigentes consequentemente aumenta-a nos escuteiros, o que não deixa de ser o objectivo fundamental do Escutismo, o tal propalado FAZER!!!
Quase fui tentado a dizer-lhe que a culpa era dele, pois acredito que ele ainda não percebeu esta questão da motivação, tenho pena que isso continue a acontecer com tantos dirigentes, os quais eu acredito que se esforçam e trabalham, simplesmente não conduzem os seus esforços na direcção correcta e por isso mesmo não vêem os mesmo resultados que eu.