16 junho 2008

RAP - Agrupamento piloto

Objectivo: Experimentar em ambiente real os novos Projectos Educativos das secções e o novo sistema de progresso.
Participantes: A adesão deverá ser efectuada por todo o Agrupamento, i.e. as quatro secções deverão aderir colectivamente ao projecto. Com excepção do Clã, as unidades devem ter pelo menos 2 bandos,patrulhas ou equipas cada.
Adesão: Até final de Junho 2008
Selecção: Até final de Julho 2008.
Formação: Setembro de 2008
Realização: Setembro de 2008 – Agosto de 2009
Quais as vantagens em fazer parte deste grupo piloto?
Em primeiro lugar, terás o privilégio de pertencer a um dos Agrupamentos que começou a usar os novos Projectos Educativos das secções e o novo sistema de progresso.
Em segundo lugar, contribuirás de forma activa no teste e na melhoria dos novos Projectos Educativos das secções e do novo sistema de progresso.
Em terceiro lugar, terás um acompanhamento mais próximo e regular na aplicação dos novos Projectos Educativos das secções e do novo sistema de progresso. Receberás ainda formação mais aprofundada sobre todo o processo.
Em quarto lugar, poderás contribuir de forma decisiva na disseminação dos novos Projectos Educativos das secções e do novo sistema de progresso aos restantes cerca de 900 agrupamentos, a partir de Janeiro de 2010.
MAIS INFO:

3 Comments:

Blogger TG said...

Direcção, será que dá para abordarem isto numa próxima reunião e verem se é boa ideia?

16 junho, 2008 16:25  
Blogger Simões said...

Olá a todos...

Eu já fui "sondado" pela Junta Regional, nomeadamente pela Guida, no sentido de avançar para esta aplicação do RAP na III e formular depois a minha opinião sobre o mesmo. Na altura, a Guida não tinha a certeza se o processo se tinha de extender a todo o agrupamento e falou-me em relação à minha Secção.
Adianto já o que lhe disse...
É muito gratificante, reconhecerem o trabalho que desenvolvemos e por isso mesmo sermos convidados a entrar neste processo. Seria um orgulho para o agrupamento, fazer parte desta experiência piloto.
Mas há alguns "contras"... o nosso agrupamento teria de estar também à altura de assumir um compromisso desta envergadura, ou seja, os adultos que estão no nosso agrupamento também têm de assumir um verdadeiro compromisso, e deixar de brincar aos escuteirinhos, quando não temos outras coisas para fazer, e sermos mais assíduos, e mostrar a nossa presença aos miúdos!
Para se ser exemplo, e referência para toda uma região,não basta só termos miúdos fantásticos, aplicar as metodologias,... temos também de mostrar que somos família, uma família escutista que desenvolve esforços em conjunto para o bem comunitário.
Se todos estivermos de acordo e dispostos a assumir esse compromisso, então concordo que se aceite o desafio!
Canhotas,
Corvo do Lís

17 junho, 2008 10:12  
Anonymous Anónimo said...

Se a adopção da nova metodologia é uma questão de tempo, porque não aproveitar ésta oportunidade que é dada ao nosso agrupamento para receber formação e testar a nova metodologia? Penso que devemos avançar sem medo, pois assim estaremos um passo à frente e quem vai certamente beneficiar com isso, são os elementos das nossas secções e nós dirigentes que assim poderemos receber formação e testar o método. Não nos podemos esquecer é que o final do prazo é no final deste mês.

Canhotas
Castor Sorridente

25 junho, 2008 22:54  

Enviar um comentário

<< Home