12 outubro 2008

Ser Lobito !

Três fins de semana após o início das actividades escutistas não podemos chegar a grandes conclusões pois, temos momentos de tudo!

Não vou descrever as actividades realizadas, porém afirmo que a luta tem sido grande, mas recompensada!

Já efectuamos dinâmicas de apresentação, portanto a Alcateia já se conhece, incluindo a equipa de animação!
Os bandos já estão constituídos, este ano tivemos de limitar as inscrições, portanto temos 3 bandos na nossa Alcateia – castanho cinzento branco – seleccionamos os guias e sub-guias e cada bando reuniu a fim de ‘quebrar o gelo’ entre todos (sendo a brincadeira o melhor quebra-gelo entre crianças).

A actividade realizada na constituição de bandos teve como objectivo geral: descobrir qual o bando de inserção e como objectivos específicos: reconhecimento da sede - Covil Cabana Abrigo Base Kimbar Sala de direcção Depósito de material Pátio Casas de banho – (pois muitos Lobitos só conheciam o covil e casa de banho); conhecer elementos do Agrupamento (temos de trabalhar mais em Agrupamento – Acagrup – a maioria dos Lobitos não sabe quem faz parte do Agrupamento); incentivar a procura, a descoberta, a pensar (combater a ideia de que a escola/escutismo é um depósito bancário – injectar conhecimento – dar prioridade à auto-aprendizagem, SEMPRE com supervisionamento e orientação dos Dirigentes); e por fim, criar satisfação nos Lobitos, aprendendo brincando!

Na Iª secção existe um ritual que os Lobitos adoptaram como seu. Todos os Sábados rezamos, cantamos e jogamos. Esta rotina torna-se essencial na medida em que lhes proporciona estabilidade e segurança pois, trata-se de uma referência, de um hábito que lhes atribui autonomia e responsabilidade aquando da preparação das mesmas. (Não se compreenda com isto que a mutação é negativa, muito pelo contrário, a inovação é um bem essencial que a equipa de animação tem em conta todos os fins de semana – esta é somente uma referência).

Em reunião de Alcateia já foi comunicado que somos um dos Agrupamentos pilotos do RAP, assim como as alterações no sistema de progresso, os Lobitos ficaram confusos e diria ‘a ver navios’, mas com o tempo eles vão aprendendo!

No Sábado 11, iniciamos actividades/trabalhos sobre a história da selva, com o visionamento do filme “O livro da Selva”. Ao longo deste mês vamos continuar a fazer actividades sobre a história da selva a fim de dar conhecimento aos Pata-Tenra do que o Lobitismo trata e aprofundar conhecimentos com os Lobitos.

Por último, este fim de semana enquanto que os lobitos jogavam, uma Pioneira perguntou-me : “ O quê, é isto que os lobitos fazem?!” respondo para todos: um Lobito (criança) cresce mais e aprende melhor através da brincadeira! Quando virem um Lobito a brincar, brinquem com ele, pois ele está a crescer e a aprender e com a ajuda de todos teremos Lobitões.

Quem ler este texto todo até ao fim ganha um prémio! (estou a falar a sério :P)

Sabrina Aleixo

3 Comments:

Blogger TG said...

sabrina, quero que saibas que consegui ler até ao fim e ainda por cima gostei... ehehe.

Claro que a tua estratégia de alternar o tamanho e a cor das palavras ajudou bastante a não desmotivar ...boa jogada!

Lobitos ... esse ser humano espectacular. Acredito fortemente que não é possível haver um lobito no mundo que perante a necessidade de se deslocar de um ponto para outro, o consiga fazer sem ser a correr e a gritar; aliás vem da própria definição do termo em "lobitês": DESLOCAR=ir de um sítio para o outro a correr e aos berros.

12 outubro, 2008 20:59  
Anonymous Anónimo said...

Então...estou à espera do prémio! Li tudinho e... acho fantástica a tua capacidade de descrição e, acima de tudo, de empenhamento no que fazes... Os lobitos podem ter poucos chefes mas olha que as que têm são BOAS;)
Bjs e continuação de boas caçadas.
O Balu antigo
Rute

13 outubro, 2008 22:12  
Blogger Simões said...

Olá...

Eu apenas queria deixar o registo da minha passagem por aqui...
Li... e apenas posso dizer que... a motivação é o motor que ajuda uma Equipa de Animação a trabalhar em prol dos seus elementos...

Eu acrescentaria ainda mais... não são só os lobitos que aprendem pelo jogo, pela bricadeira... também os seus chefes fazem desta forma grandes aprendizagens!
Que bom é ver-te evoluir como "dirigente"! :)
Forte canhota amiga de alguém que pode estar mais afastado mas nunca separado,
Corvo do Lís

15 outubro, 2008 18:00  

Enviar um comentário

<< Home