11 agosto 2008

O Dia Seguinte...

Pois é pessoal, hoje é dia 11, e, para quem participou no JAMBOREE, é a primeira noite dormida num belo colchão, com todos os confortos inerentes a uma “casa”.

Passados 9 dias do inicio da actividade, eis que os escuteiros do 737 Marrazes voltam a casa, cheios de novas vivências, aventuras, amizades e experiências para contar e partilhar.

O JAMBOREE foi, decerto uma actividade electrizante e pela qual todos se apaixonaram, desde que entraram em campo, até à hora da despedida, quer do espaço físico, quer do ambiente vivido por cada escuteiro durante a actividade.

Agora o mais importante é descansar para fazer posteriormente ser feita uma avaliação mais profunda do JAMBOREE, de tudo o que correu bem ou menos bem.

É certo que aqueles que passaram horas e horas sem fim, acordados a preparar toda a logística da actividade esperam que tenha corrido tudo pelo melhor, mas cabe-nos a nós, viventes da actividade, partilhar com os outros, aquilo que para nós foi o melhor e o pior.

Quanto os nossos lobitinhos, apesar de uma desistência, acompanhada por mim, com muita pena, até ao portão de saída (claro que a PC tinha que barrar a passagem, não fossem eles estragar a sua imagem de cumpridores da lei), apesar dos choros intermináveis, das saudades da mamã e do papá, do cão, do gato e do papagaio, todos aguentaram, fortes e corajosos, até ao último dia!

Parabéns também a equipa de animação da 1ª, pois reparei que o vosso trabalho é bastante duro!

Da minha parte, enquanto CIL, adorei ter acompanhado esse senhor que é o TIAGÃO, chefiando os exploradores do nosso agrupamento.

Sem menosprezar as restantes secções que incorporavam os Estados Unidos da América, foi bom ver que a força, a vontade, a garra e a iniciativa partia sempre dos nossos meninos.

É com prazer que afirmo que estão todos no caminho certo para que possam crescer enquanto homens e mulheres e para que um dia sejam melhores “professores” que aqueles que hoje vos ensinam.

A todos os meus parabéns!

Quanto aos pioneiros do nosso agrupamento, apesar de não ter acompanhado ao pormenor, passou a ideia que foram o motor do seu país. Sim, porque os fogos de conselho que tínhamos em país foram abafados pelos sons que surgiam das gargantas deles, vozes por nós já bem conhecidas!

Por hábito a actividades duras feitas em “casa”, compreendo a força demonstrada, apesar do cansaço, no dia em que voltaram do raid!

Magnífico!

Para quem quiser ver as fotos, passe em http://jamboree.leiria.cne-escutismo.pt/

Agora é a altura de repousar e preparar mais um ano escutista…

Até já!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Palavras para quê! Já disseste tudo!... Tudo não. Quero dizer, que me senti muito, mas muito mesmo, orgulhoso da minha secção e do meu agrupamento. Estive lá no sábado e os vossos rostos embora bastante cansados,com aquele sorriso pregado, dizia tudo. Acompanhei no Domingo os exploradores desde o campo até à rotunda e juntamente com os pioneiros do nosso agrupamento eramos os únicos que vinhamos a cantar. Felizes. Muito Felizes. Parabéns aos Lobitos, aos Exploradores e aos Pioneiros. Fizeram sentir e viver o 737 no Jamboree. Estava para me ir embora já, mas tenho que dizer aos Pioneiros. A vossa "TOWER" estava potentissima.

"ORGULHOSO"
Castor Sorridente

11 agosto, 2008 19:41  
Blogger TG said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11 agosto, 2008 22:55  
Blogger TG said...

Aproveito este fiel retrato e brilhante dissertação para deixar uma impressão que me ficou gravada no espírito.

Será que alguém se lembra do Flash Gordon? Aquele super-herói que era capaz de se movimentar à velocidade do som.
Pois eu acredito que o JAMBOREE transformou todos os escuteiros que o aproveitaram em Flash Gordon durante 9 dias, com uma ligeira diferença em relação ao original, é que neste caso o que foi acelerado foi o desenvolvimento pessoal de cada um; este, durante 9 dias, aconteceu a uma velocidade alucinantemente rápida.

E é esta a beleza e o fascínio do escutismo!

João, esse senhor de que falas é, nada mais nada menos que um reflexo dos exploradores e da restante equipa de animação e não querendo entrar num discurso de elogios mútuos: tive um "wing man" com mais de 7 metros ao lado nesta actividade, eheh!

E para terminar,

obrigado Robert !

11 agosto, 2008 23:02  
Blogger Sabrina Aleixo said...

"We are... We stay... We live JAMBOREE"

Palavras de orgulho são partilhadas entre todos, mensagens de saudades, sorrisos gravados e o eco não deixa de perdurar na minha cabeça: "Racxa não sei de uma meia", "Raxca quero a mãe", "Racxa não quero mais comer", "Não gosto disto", "Podes atar o atacador", "Ajudas a arrumar a mochila", "podes pentear-me?", "Quero a mãe" !!!

Obrigada João pelo apoio no curto parágrafo a que dedicaste aos lobitos, o q é certo é q estar na 1ª secção é um desafio de 24 horas, non stop!

Assumo q foi muito cansativo, muito desgastante. Temos de ter imensa paciência, saber ouvir, saber falar, dar ordens quando têm de ser, e dar mimos quando sentimos q eles precisam de um colinho! Sim porque não estamos a criar máquinas insensíveis, estamos a criar Homens aos quais devemos valorizar os seus sentimentos e sempre q a saudade aperta, não podemos ignorar. Portanto 20 saudades a apertar
é duro!!!

Mas quando eu estava arrasada a melhor recompensa surgia: abraços, beijos, carinhos transmitidos em palvras, em penteados, em massagens! alguns "Adoro-te racxa" e muita muita brincadeira !!!

Apesar deste desafio, nesta actividade tive oportunidade de estar do outro lado dos participantes e ver o lado do pessoal que trabalha para q seja a melhor actividade de todos os escuteiros! E o q tenho a dizer é q admiro e louvo todo o trabalho desenvolvido pelos chefes e com muito orgulho chefes do nosso agrupamento!

Agradar a 1400 escuteiros não é fácil, este trabalho deve ser muito valorizado e nunca esquecido!

Quanto a mim, estar atrás do palco foi, sem dúvida, uma óptima experiência, e quero voltar a repetir, seja em q ocasião for!

Pioneiros, são the best =) Exploradores têm uns chefes do melhor (João e Tiago fazem uma dupla altamente, admiro-vos imenso)
e Lobitos corajosos, porque foram de facto muito muito fortes (ainda foram 8 dias sem a mãe!)

Sendo assim, OBRIGADA aos serviços por tudo o q nos proporcionaram, em especial ao Simões e Rute q foram exemplo para todos!

Um dia será a nossa vez.

e para terminar,

Obrigada João pelo texto ;)

12 agosto, 2008 11:31  

Enviar um comentário

<< Home