29 outubro 2007

Agrupamento em festa... ou não???

Antes de mais... adianto-me pedindo desculpa por não ser actualmente da Equipa de animação da II e vir dinamizar o "nosso" blog! ;) eheheh

Pretendo com este meu comentário, reflectir sobre a vida social do nosso agrupamento!

Este sábado passado, foi dia de promessas, não de escuteiros, rapazes ou raparigas ávidos de aventuras e experiências fabulosas que o escutismo lhes proporciona, mas antes promessas de dirigentes, e logo três...

Todos eles têm dentro de si, a vontade de se dar aos outros, de lutar por um ideal no qual acreditam!

Por isso mesmo, seria motivo de festa para o agrupamento!

Infelizmente não foi isso que senti...

De um agrupamento que tem o maior número de dirigentes e um dos maiores efectivos de escuteiros a nível regional, esperava mais presenças nas promessas para festejar!!!

Será que já não se festejam as promessas de dirigentes? Ou será que não há motivo para festejo??

As promessas de Dirigentes são importantes para estes novos elementos, mas também para o agrupamento que desta forma se vê a revitalizar de motivação e força de vontade.

Por outro lado, o agrupamento deve ser uno, e mostrar uma união a toda a prova, uma forma de estar com a qual, escuteiros e pais se identifiquem!

Se umas promessas são importante para o agrupamento, se as mesmas foram agendadas pelo agrupamento, através da Direcção de Agrupamento, não deverão ser todas as actividades relacionadas com as mesmas também coordenadas pela Direcção de agrupamento??

Não fará todo o sentido, toda a preparação para as promessas, passar pela Direcção??

Eu digo-vos já que sim... caso contrário, seria a perfeita anarquia!

E infelizmente sinto que reina a confusão, que reina a anarquia entre nós!!

Assumo que todos temos parte da culpa, mas a maior culpa é não compreendermos como se deve funcionar em Agrupamento, respeitando uma hierarquia natural de funcionamento, não de graduação ou postos de comando, mas de organização interna, para que possamos funcionar verdadeiramento como um só corpo...

A actividade realizada pelos candidatos a dirigentes, deveria ter seguido estas orientações, para que de facto pudesse ser verdadeiramente de agrupamento, e toda a gente deveria ter sido informada, e essa informação deveria ter saído da Direcção.

Lamento, que num espaço de tempo tão reduzido, tenha vindo aqui desabafar sobre dois temas distintos mas que me têm feito pensar...

Lamento que a actividade "Pontes", sobre a qual teci grandes elogios, principalmente no que diz respeito aos seus objectivos, e que seguiu as orientações por mim aqui descritas, não tenha tido em tão breve curto espaço de tempo a repercussão que seria devida.

O agrupamento somos todos nós, e por isso, cabe a todos nós, ajudar a mudar, construir a diferença, neste tempo em que a diferença se impôe como mudança necessária para a construção de um agrupamento unido nos valores que defendemos.

Sei que todos estamos dispostos a isso, por isso mesmo, o desafio não é saber quem o quer fazer, mas antes o que temos de fazer para o conseguir!

Sempre Alerta para Servir!

Corvo do Lís

10 Comments:

Blogger Tiago Brito said...

Olá.
Primeiro que tudo tenho pena que venhas falar aqui da actividade para os novos dirigentes sem falares pessoalmente com as pessoas envolvidas.

É claro que tudo deve passar pela direcção mas tenho a certeza que se assim fosse a actividade não se fazia. Lamento também que tu não tenhas proposto antes nenhuma actividade para comemorar a festa das promessas, quando se falou em direcção podias ter-te lembrado, falar depois é fácil, depois das coisas feitas é fácil apontar o dedo.
Em direcção distribuiu-se as tarefas que cada secção iria fazer para envolver todo o agrupamento na festa, por isso todos os dirigentes sabiam das promessas. Nessa altura ninguém se lembrou de fazer algo para os novos dirigentes que bem merecem!

Eu como amigo das pessoas envolvidas senti que elas mereciam algo antes das promessas e foi o que eu pretendi fazer, infelizmente a Filipa não podia estar mas disse para fazermos a actividade para o Vitor e a Paula.
Tenho pena de só se ter falado nisso na semana anterior pois eles mereciam algo maior e com o apoio de todos os dirigentes.
Esta actividade não foi pensada com a antecedência desejada, foi pensada na terça-feira, estruturada e organizada na quarta-feira, repensada na quinta-feira e divulgada para praticamente todos os dirigentes na sexta-feira.

Deves chamar a atenção de todos os dirigentes por não se lembrarem de fazer uma festa ao nossos irmão dirigentes, e não criticar aqueles que tentaram fazer algo o melhor possível.

Tiago Brito

29 outubro, 2007 13:14  
Blogger Sabrina Aleixo said...

Queridos irmãos mais velhos,

assisto a uma troca de opiniões entre vós, que não me deixa abatida, desiludida, ou até triste. Sorrio perante a discussão apresentada pois, todos os irmãos têm as suas divergências, logo sinto-me contente por sentir que somos uma FAMÍLIA! (em todas as famílias os irmãos discutem).

O Homem insatisfeito, crítico e activo é que transformou o nosso planeta, foi Ele que o mudou. O Homem que aponta é aquele que está disposto à mudança, ao crescimento e ao desenvolvimento.

Encontro-me perante opiniões diversificadas mas que pretendem abordar a mesma problemática: a NOSSA FAMÍLIA!

Todos pretendemos agir com o melhor intuito. Se queremos deixar o mundo melhor, vamos começar por deixar a NOSSA FAMÍLIA melhor!
Só conseguiremos ser mais e melhor se dentro da nossa casa houver harmonia, mas mais do que isso, confiança entre todos!

Somos os mais velhos, não devemos sorrir por cinismo, mas sim por algo que nos une e que nos é tão próprio: a alma escutista.

Não temos de nos abraçar uns aos outros, mas devemos apoiar-nos com uma simples palmada nas costas!

Fico contente por observar que somos agentes activos, críticos, agentes de mudança e de crescimento.

Todas as divergências revelam olhares diferentes, talvez sobre realidades diferentes!

Por tudo isto, porque somos irmãos e porque tenho muita estima por todos vós, que me ensinastes tanto sobre Ser Mais e Melhor, proponho-vos um pequeno encontro, na nossa casa (sala de direcção), Sábado 3/11, por volta das 17:30H, para realizarmos uma pequena dinâmica de grupo (vital), onde puderemos conversar todos uns com os outros.

Por favor, porque nem todos têm acesso à internet diariamente, agradecia que passassem a palavra, a todos os dirigentes. (caso o desafio seja aceite)

Aguardo resposta.
(para que eu possa organizar melhor a dinãmica, se for possível, comuniquem-me o nome dos irmãos interessados.
tlm: 916494421
mail: bicati@hotmail.com
Ou através deste blog)

Por Nós, por Eles e por B.P.!

Sabrina Aleixo

29 outubro, 2007 14:42  
Blogger Simões said...

Tiago...
Infelizmente reagiste mal...
Mostraste claramente a parcialidade que como Chefe Adjunto do Agrupamento não deverias ter para com os dirigentes do teu agrupamento.
Eu não disse que não se devia fazer uma actividade, claro que devia, e por isso mesmo fui participar assim que tive disponibilidade.
Tenho pena se não fui suficientemente criativo para me lembrar da actividade, mas tal como eu, qualquer um dos presentes na Direcção o podia ter feito e também não ocorreu a nenhum dos presentes.
Se dizes que se fosse proposto à Direcção, a mesma não se faria e que desta forma se realizou...
Então, acho que temos sérios problemas...
O que estás a dizer é que a Direcção impede as coisas de se fazerem, e que preferes fazê-las à sua rebelia... e isso para mim é grave!
O Vitor, a Paula e a Filipa não deixam de ser meus amigos, simplesmente porque manifestei esta minha forma de pensar. Aliás, penso que a amizade aqui não está em causa, eu pelo menos não coloco a minha amizade em causa por causa disto, nem com eles, nem contigo...
No fundo, trata-se da amizade que todos deviamos nutrir uns pelos outros... porque a promessa deve ser sentida por todos da mesma forma. Se estou a dizer isto nesta altura, não é com o sentido de denegrir o esforço e empenho de uns, antes alertar para que esse esforço deve seguir as regras pelas quais todos nos devemos reger... e também, porque apesar das coisas serem faladas em Direcção, das tarefas terem sido pedidas na eucaristia, o agrupamento tem elementos que não estão envolvidos em nenhuma equipa de animação e se esses de alguma forma se queixam, de que desconheciam a actividade, ao não terem sido todos avisados, e sabendo depois que a actividade partiu de uma iniciativa alheia à Direcção, e sem conhecimento prévio da mesma, é natural que se comente o favoritismo de uns em detrimento de outros...
Apenas quis dar um passo no que considero bom caminho, mas se a minha forma de pensar incomoda, ou se não é pertinente... então acho que a sugestão da sabrina é muito boa! Concordo contigo sabrina, ;)!
As minhas desculpas a quem se sentiu lesado com as minhas palavras, mas a minha lealdade vai antes de mais para com os meus principios e os valores em que acredito, se eu não acreditar neles não terei amigos verdadeiros, porque estarei vazio, sem nada para dar!
Sempre Alerta para Servir,

Corvo do Lís

29 outubro, 2007 15:44  
Anonymous Anónimo said...

Acho que a sugestão da Sabrina é boa mas a essa hora está programada a reunião de direcção que me parece ser a altura ideal para voltarmos a falar de tudo isto que se fala aqui...e pelos vistos é preciso mesmo falar para que não haja mais mal entendidos...
Ru:)

29 outubro, 2007 18:09  
Blogger Sabrina Aleixo said...

Obrigada Ru pelo aviso.
Assim sendo, proponho uma alteração de data.
Na minha perspectiva, faz todo o sentido a realização da reunião de direcção antes de se efectuar a dinâmica.
No entanto, não devemos deixar o tempo avançar!
Eu estou disposta à concretização deste tipo de actividades, quando o solicitarem estarei presente.

(à sexta à noite tb é uma hipótese).

Abraços*

29 outubro, 2007 20:39  
Blogger TG said...

Sabem qual o melhor que eu tiro deste post e dos 5 comentários que se lhe seguem?

A maturidade da futura dirigente Sabrina Aleixo. Uma grande canhota para ela.
(Sabrina, vou tentar desviar as atenções para ti para desanuviar estas almas, se não te importas)

Diz a Sabrina a páginas tantas:
"Sorrio perante a discussão apresentada..."; digo eu: "já somos dois".

E entra o provedor da HermanEnciclopédia, o Diácono Remédios e diz: "Meuzss Senhorezss ... sinzeramente ... não havia nessezidade ... lavar azsss cuequinhazsss sujasz na praza pública ... sinzeramente... não havia mezsmo nezezidade..."

E vai a Sabrina e diz: "...proponho-vos um pequeno encontro ... pequena dinâmica de grupo (vital)..."

Nisto vem o Scolari e diz: "Bola prá frente cara..."

E aí entra o gato escaldado que tem medo de água fria e diz: " pera aí que é melhor isso passar pela direcção"

e vou eu e digo:
"que comentário tão estúpido que eu estou para aqui a escrever... vou mas é dormir".


canhotas à malta e props para o pessoal

SAPS (só há coisa de poucos minutos é que descobri o que quer dizer o saps que o Mota põe no fim dos mails)

29 outubro, 2007 23:45  
Blogger Tiago Brito said...

Olá outra vez!.

Às vezes também tenho vontade de rir (sabrina), é claro que a amizade não está posta em causa. Ter opiniões distintas ou maneiras de reagir “acesas” perante a uma opinião ou situação nunca deve por uma amizade em causa. (se assim fosse estávamos mal)


A questão da direcção não é que ela empata as coisas e não faz nada, mas combinar uma reunião de direcção a correr, a 3 dias da promessa e a 2 de uma data possível para a actividade era demasiado em cima do acontecimento.
É claro que a direcção tem de ser ela a conduzir o agrupamento e acho que não estamos perante nenhum caso grave.
Eu em direcção também não me lembrei e ninguém se lembrou, digo isso no post anterior (“Nessa altura ninguém se lembrou de fazer algo para os novos dirigentes que bem merecem!”)

Eu sou um gajo pacato que nunca digo nada, quando digo alguma coisa, é um caos!!!
Começo-me a sentir muito importante dentro do agrupamento mas não quero, apenas quero fazer um pouco de escutismo (o que sei e que vou aprendendo, também contigo Simões) e mais nada.

Relativamente à parcialidade não sejamos “hipócritas”, todos temos uns mais amigos que outros.
O mal disto foi ter chamado actividade e ambicionar convidar o agrupamento e ter todos os dirigentes e CIL do agrupamento na “festa” das promessas.
Foram “convocados” mais de 22 pessoas do agrupamento, sei que não foram todas, foram as que tinham o número no meu telemóvel, se mais números tivesse mais pessoas seriam avisadas que ninguém ponham isso em causa.

Já agora uma pergunta parva!
Sabes se as pessoas que não foram às promessas o fizeram porque não foram “convocados” para a actividade do dia anterior?

Passa amanha pelo ginásio para falar um bocado contigo. Prefiro falar pessoalmente do que a escrever, não tenho dom da escrita. (o da argumentação oral também não, mas prefiro)

Abraços, Canhotas e Beijinhos

29 outubro, 2007 23:59  
Blogger Nuno David said...

Já à algum tempo que não existia um “Post” tão participado e consultado. Ainda existe muita vida neste Blog, em algumas alturas do Ano.

Sabrina estou “contente” com os teus texto e comentários, vejo-te aqui maturidade que não o conseguia sentir em ti até agora. Gosto de ver estes novos futuros Dirigentes com um Espírito muito grande de Escutismo. Porque a vida do nosso Agrupamento vai certamente passar por eles. (Desculpem-me este comentário, um Dirigente que tenha sido um elemento, passado por mais do que uma secção faz a diferença, tenho andado a observar isso.)

Agora para o “cão e para o gato”, somos família ou não ??? (isto para os Dirigentes Tiago Brito e para o Pedro Simões)
Vamos lá acalmar os ânimos e vamos falar todos para que nos possamos entendermos. Existem parte da “historia” que faltam e outras que não usaram as palavras correctas.

Na próxima Reunião de Direcção, depois se ainda não estiver tudo esclarecido, logo falemos. Mas não existe só isto para falar, temos coisas mais importante para falar e fazer não é só “vota-las”, para se poder andar, para a frente nos Conselhos de Agrupamento e para despacharmos das coisas. A Direcção é um órgão executivo, então vamos a isso.


SAPS
(Para o TG – Sempre Alerta Para Servir)



Chefe de Agrupamento

30 outubro, 2007 08:12  
Blogger TG said...

obrigadinho Mota, mas só quando li o post do Simões que ele termina com o Sempre Alerta para Servir é que comecei a raciocinar e ligar isso ao SAPS, às vezes sou um bocado limitado...:).

Ainda bem que vieste aqui puxar "a coisa" para a Direcção que era lá que "a coisa" devia estar.

Continuação de um bom dia de trabalho para todos.

30 outubro, 2007 12:49  
Anonymous Anónimo said...

Isto é melhor que novela.

03 novembro, 2007 04:49  

Enviar um comentário

<< Home