22 março 2010

Um desabafo…

No dia 20 de Março cerca de 100 000 voluntários juntaram-se numa iniciativa impar em Portugal, LIMPAR PORTUGAL!!!

Esta iniciativa consistia em juntar o maior número voluntários, para limparem Portugal das lixeiras ilegais. (isto em termos gerais, podem consultar mais informações em www.limparportugal.org)

Como não podia deixar de ser a “nossa” Mata dos Marrazes foi um dos locais onde se efectuou essa limpeza. Mal cheguei ao local de encontro, encontrei a presidente da junta equipada com impermeável pronta para ir trabalhar, chegou-se ao pé de mim e a segunda coisa que me perguntou foi pelos escuteiros dos Marrazes, “onde estão os escuteiros dos Marrazes?” eu não soube responder… deixei-me ficar, esperei um bocado e não encontrei um escuteiro dos Marrazes… desejei que a presidente da junta não me visse mais para não me perguntar outra vez pelos escuteiros.

Acreditem que estive a manhã todas com esta imagem e com a pergunta da presidente da junta na minha cabeça… à tarde fui até a sede... e lá estavam os escuteiros…

Fui para casa, fiquei a pensar um bocado nesta coisa de ser escuteiro… e a internet ajudou a clarificar as minhas ideias…

"O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço".

Baden-Powell, in Fundador do Escutismo

"Para aqueles que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, a floresta é simultaneamente um laboratório, um clube e um templo."

Baden-Powell, in A Caminho do Triunfo

“Deus permitiu-nos nascer num mundo repleto de belezas e maravilhas; Ele deu-nos não apenas os olhos para ver mas também inteligência para compreender.”

Baden-Powell, in Última Mensagem às Guias

Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes."

Baden-Powell, in Última mensagem aos Escuteiros do Mundo

já desabafei...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Foi uma manhã de sábado enriquecedora. Nao participei na limpeza da mata dos Marrazes mas ajudei e muito na limpeza das margens do Rio Lis. Vi coisas dentro de água que nunca pensei ver e fiquei com a consciencia de que as pessoas não têm a menor noçao do impacto que têm com a banal atitude de mandar lixo para o chão.
Também me surpreendi do nosso agrupamento ter tido um papel tão distante nesta iniciativa até porque tenho amigos noutros agrupamentos que estiveram super envolvidos nas suas freguesias.
Depois de ler este post e de reflectir cheguei à conclusao de que a envolvencia do agrupamento nao depende dos escuteiros em geral; lobitos, exploradores e eventualmente pioneiros e caminheiros deviriam ter sido orientados pela direcçao do agrupamento ou pela tal comissao que nos representa na comunidade.
Passou ao lado do agrupamento mas espero que nao tenho passado ao lado dos escuteiros... pelo menos de mim nao passou, deixei o mundo um pouco melhor, e dei a minha missao por cumprida.

Desculpem o desabafo:)
Ritinha

22 março, 2010 19:19  
Blogger TG said...

Este comentário foi removido pelo autor.

25 março, 2010 23:26  
Blogger TG said...

Este comentário foi removido pelo autor.

25 março, 2010 23:42  
Blogger Tiago Brito said...

Bom, se achas que foi uma “crítica gratuita”, é pena, pois eu senti realmente que faltava ali alguém. E acredita que senti uma frustração interior, depois de estes anos todos no agrupamento a dedicar-me, senti que nada deixei para trás… (e depois de ler o teu post ainda fiquei um bocado pior, mas eu depois ligo-te)
Para o fim do comentário fiquei melhor...

26 março, 2010 12:24  
Blogger TG said...

Este comentário foi removido pelo autor.

26 março, 2010 13:30  
Blogger TG said...

Este comentário foi removido pelo autor.

26 março, 2010 13:38  
Anonymous Ex-escuteiro said...

Verifico que o espírito da maioria dos escuteiros continua o mesmo que sempre foi, mas que quase ninguém quer admitir, isto é, se ninguém os manda fazer as coisas, a iniciativa é quase nula.
Uma grande maioria só aparece nos eventos se forem mandados para lá, ou se for para dar nas vistas. Sempre foi um problema de muitos escuteiros, o estarem no escutismo simplesmente para o show off, para se pavonearem em frnte dos outros, para serem mais cool.
Por muito que se queira embandeirar em arco o espírito e a iniciativa dos escuteiros, a verdade sempre foi esta. E fixe ser escuteiro, é fixe ir acampar, é fixe usar uma farda toda catita e empinar o nariz em frente dos outros, são todos um espectáculo... mas quando toca a ter a iniciativa, está quieto, ainda por cima de manhã, a chover, é melhor ficar debaixo dos cobertores e os outros que trabalhem.

Em relação ao TG, sem querer ser ofensivo, tenho algumas considerações a fazer. A primeira é logo o inicio do seu primeiro post onde ele fala de uma máxima: " Quando não sabes o que dizer, diz a verdade".
Que máxima é esta? É este o ensinamento que os escuteiros aprendem? É este o ensinamento que a religião que os escuteiros seguem vos dá? Não é suposto aprenderem que se deve sempre dizer a verdade? Que se deve ser sempre honesto? Então em que ficamos, se eu souber o que dizer minto? Sinceramente...
Quando não sabes o que dizer, diz a verdade. Se souberes o que dizer, aí já podes mentir à vontade que ninguém se importa. Deve ser um ensinamento qualquer da bíblia...
Ai está outra característica de muitos escuteiros, mas que de novo poucos querem ver: escuteiros católicos...mas pouco. Ou não é verdade que muitos se estão borrifando para a religião? Que se puderem não metem os pés nem nas missas onde os escuteiros participam? Ou que se vão a essas missas, estão lá apanhar um grande frete?

Sem quer opinar sobre os pensamentos que passaram pela cabeça do TG, porque nem vale a pena, resta-me apenas referir que é muito bonito agora arranjar novas iniciativas, como limpar a mata. Quando a iniciativa é feita ninguém lá mete os pés, depois que são criticados, ai todos se lembram de novas iniciativas, todos são bons cidadãos, todos querem ajudar. É muito bonito agora vir com ideias de novas iniciativas, se ninguém vos criticasse por não terem feito nada, ninguém se ia importar com limpar Portugal, limpar a mata ou limpar o que quer que seja.

Calculo que, depois de tudo o que disse, o meu post não seja aceite. É compreensivel, não é fácil ouvir umas quantas verdades sobre o que se passa, o que se passou e o que sempre passará no escutismo.

26 março, 2010 15:30  
Blogger TG said...

Obrigado pela opinião ex-escuteiro.

E as minhas desculpas ao Tiago e à Rita por ter exagerado na reacção, não é meu hábito nem era este o lugar.

26 março, 2010 20:50  
Blogger Simões said...

Olá a todos...

Confesso que já não vinha ao blog há uns tempos, e perguntaram-me à pouco se tinha lido este tópico.

O melhor que me lembro para dizer é que sempre houve situações em que por qualquer motivo os Escuteiros não deram o seu contributo, como seria esperado...
Lá porque acreditamos que o nosso caminho é certo... não quer dizer que não nos possamos distrair durante o mesmo!
Mas continuo a acreditar na meta... nos objectivos que orientam todo o trabalho desenvolvido com os jovens no Escutismo. Da mesma forma, sei que por vezes os resultados apenas se vêem anos mais tarde... a vontade de mudar, de deixar obra feita... chega com a maturidade a todos nós!
Acredito que o Agrupamento irá reflectir, e tenho a certeza que tudo fará para estar presente ou até mesmo dinamizar uma iniciativa destas!
Que o reparo e desabafo do Tiago Brito seja bem acolhido e sirva de estímulo, para reorientar os horizontes na direcção do ideal que BP nos deixou!
A todos,

Boa Caça!
E uma forte Canhota Amiga!

Corvo do Lís

30 março, 2010 14:38  

Enviar um comentário

<< Home