30 novembro 2005

Bofetada

Olá amigos,
Insiro aqui uma nova posta, mas antes tive o cuidado de ler o que já por aqui foi aparecendo.
Ao lembrar-me que um blog deve ser um espaço de partilha, faço-vos chegar uma reflexão que fiz há uns tempos atrás. Um colega na escola perguntou-me se eu era o "padre dos escuteiros" ao nível regional. Eu sabia que a pergunta trazia «água no bico» mas respondi: Sim sou. Continuou: «É que neste fim de semana os escuteiros animaram a missa lá na paróquia e correu tudo bem durante a celebração que foi bem vividad e celebrada por todos». (na minha mente pensei que a pergunta anterior era para fazer chegar este elogio...) O diálogo continuou mas mudou um pouco de tom: «Quando foi à saída da igreja, principalmente ao passar na porta, foi com grande dificuldade que passei com a cadeira de rodas da minha mãe. Não tive ninguém que me ajudasse e até tive de pedir a alguns que se arredassem pois não conseguiram ver por eles próprios" e perguntava ainda: "Que escuteiros são estes? Onde é que está o seu alerta e a sua boa acção diária?" Eu engoli em seco e depois continuámos a falar de ideais e em seguí-las com verdade e profundidade. Aquela partilha pareceu-me uma bofetada para chamar a atenção por isso o título desta posta. Quantas vezes nos esquecemos de que somos escuteiros ou que temos um lema a seguir e que isso representa na nossa vida? Não interessa saber onde isto se passou mas a mim deixou-me pensativo... e a vocês?

3 Comments:

Blogger Tiago Brito said...

Pois é demorado mas foi
Há uma razão para eu não ter comentado este post antes.
É que para mim é simplesmente “estúpido” o que se passou (um escuteiro?? Será escuteiro mesmo, ou será apenas alguém que faz apenas uma parte do escutismo??)
Acredito profundamente que nós, escuteiros, não somos todos assim, e por isso Acredito que devemos ensinar, e é para isso que cá estamos, os outros a respeitar o próximo, independentemente da cor, raça, condição social, deficiência, idade…..
Eu admito que muitas vezes digo que apenas sou escuteiro ao sábado das 15 as 17. Mas eu para comigo mesmo sei que isso é mentira, escutismo é algo que eu já não me consigo dissociar. Podia agora dizer frases bonitas como, “o escutismo é o oxigénio que eu respiro”, ou “o escutismo corre-me nas veias”, ou ainda “sou escutismodependente”, ou “o escutismo para mim é como a manteiga para o pão”, ou como o requeijão para o doce de abóbora” etc…
Não vou dizer mais nada sobre o que é para mim o escutismo vou apenas dizer que o escutismo feito com respeito pelo escutismo é algo que faz falta à nossa sociedade como hoje a conhecemos.

22 dezembro, 2005 12:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu para mim tenho que a grande parte dos escuteiros só são escuteiros por vaidade.

Deve ser uma minoria os escuteiros que o são mesmo a sério, porque fora das actividades a maior parte são uns vaidosos, mal educados, etc.
Muitos só são escuteiros para terem que fazer ao sábado de tarde e para irem acampar nas féris.

Esse foi sempre o mal dos escuteiros dos Marrazes e também deve ser o mal dos escuteiros de todo o país.

26 abril, 2007 02:39  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que nos Marrazes, a minoria é deste tipo de escuteiros, A verdade é que á diamantes que têm de ser talhados, limados, e isso cabe a nós, irmãos mais velhos faze-lo, mas para isso é preciso sermos coerentes conosco próprios, sermos o exemplo.
Já agora quem é este anónimo que não se identificou?

21 fevereiro, 2008 23:59  

Enviar um comentário

<< Home